Artigos
11
Março
Gestão Ambiental: Vantagens para o meio ambiente e para sua empresa.

O impacto ambiental do desenvolvimento material e econômico gerou uma impressionante reação em cadeia, iniciada no âmbito de entidades ecológicas, organizações não-governamentais e disseminada mundialmente por toda a sociedade. Hoje, as empresas que menosprezam a consciência ecológica são julgadas negativamente pela opinião pública, correndo sério risco de sobrevivência.

Com isto, percebeu-se que a gestão ambiental mais do que uma atitude politicamente correta, tornou-se uma indispensável vantagem competitiva. Os sistemas de gestão ambiental passaram a ser desenvolvidos com maior ênfase, na Europa e nos Estados Unidos, a partir da década de 80, quando grandes acidentes ambientais com impactos de grandes proporções acirraram ainda mais a mobilização da sociedade em prol da ecologia.

O homem percebeu que precisava desenvolver ações que reduzissem os impactos provocados ao meio ambiente e as empresas, maiores poluidoras e geradoras destes impactos, se tornam peças fundamentais nesse processo, surgindo assim à gestão ambiental, que auxilia o desenvolvimento sustentável.

Adequar-se às exigências ambientais dos mercados, governos e sociedade, apesar de levar a empresa a despender um montante considerável, traz benefícios financeiros e vantagens competitivas. Muitas empresas perdem anualmente, produzindo resíduos e gastam muito mais para limpá-los. Portanto, o uso de ferramentas de Gestão Ambiental que proporcionem o desenvolvimento e uso de tecnologias limpas, bem como a melhoria contínua dos processos produtivos, trazem maior eficiência e competitividade à empresa.

Posto isto, verifica-se que a sociedade é que dá permissão para a continuidade da empresa. Os detentores de recursos não querem arriscar indefinidamente seus patrimônios em companhias que se recusem a tomar medidas preventivas na área ambiental.

Neste sentido, a norma ISO 14001 (sistema de gestão ambiental) reflete uma profunda transformação cultural. O desenvolvimento de todo esse sistema teve outro aspecto importante, ao demonstrar que o correto estabelecimento da gestão ambiental, além de responder às exigências da comunidade mundial e do consumidor-cidadão, também oferece às organizações vantagens competitivas matematicamente mensuráveis, quais sejam:

- Maior satisfação dos clientes: O consumidor esclarecido hoje valoriza, muito mais, as empresas e produtos que demonstrem bom desempenho ambiental;

- Melhoria da imagem da empresa junto aos clientes, governo, comunidade, vizinhos, ONGs e mídia;

- Conquista de Novos Mercados: A preocupação ambiental é um fator de competitividade, facilitando a expansão em novos mercados e a empresa que souber explorar bem este aspecto conseguirá cativar novos clientes;

- Redução de custos pela eliminação de desperdícios, obtida com uma análise cuidadosa do uso da água, energia e geração de resíduos, menor risco de ter de arcar com multas, ações legais, por descumprimento da legislação, menor passivo ambiental, menores riscos para administradores e acionistas;

- Conscientização ambiental de toda a empresa, do pessoal da produção, setor ambiental, todos os seus diretores, gerentes, projetistas e operários que perpetuam isso pela comunidade que habitam;

- Maior permanência no mercado, por não ocorrerem reações negativas dos consumidores;

- Maior facilidade na obtenção de financiamentos. Uma empresa com um bom desempenho ambiental tem mais facilidade em conseguir financiamento junto a bancos e órgãos ambientais. Além de desfrutar de uma melhor imagem;

- A empresa que tem um sistema de gestão ambiental estruturado tem interesse em demonstrá-lo perante a sociedade, que as ações preventivas têm prioridade as corretivas, ou seja, que a empresa adota todas as medidas necessárias para evitar impactos ambientais, quaisquer que sejam sua relevância.

Ou seja, adotando um sistema de gestão ambiental eficiente, as empresas contribuem para o meio ambiente, têm seus investimentos resgatados financeiramente e dão sua contribuição a sociedade, pois a preservação da natureza depende da ação conjunta de todos nós.