Artigos
09
Setembro
Programa “5S”: Bom para a empresa, melhor para seus colaboradores

Este artigo não tem a pretensão de explicar ou demonstrar como desenvolver um programa 5S na sua empresa, mas sim de ratificar seus resultados e benefícios para motivá-lo a implementá-lo, seja empresário ou funcionário. Isso mesmo, começaremos pelo fim, pelo resultado. Total Gestão é assim, um conceito novo em gestão empresarial!

Por intermédio do trabalho de implantação do programa 5S em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, pode-se verificar nitidamente uma mudança cultural que demonstrou uma crescente valorização ao aprendizado e ao desenvolvimento humano.

Tal mudança aponta para uma postura organizacional de maior respeito às necessidades humanas, assim como proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades  técnicas dos trabalhadores, que se tornaram mais criativos. Esta mudança cultural é fundamental para enfrentar um mercado cada vez mais exigente e de se tornar mais competitiva, buscando aumentar sua participação no mercado, por meio do aumento da eficácia e eficiência, do seu capital humano.

O programa além de garantir a organização do ambiente de trabalho melhora a comunicação e relacionamento entre os funcionários, garantindo assim uma introdução dos conceitos de qualidade; maior produtividade e redução do desperdício.

Para o andamento do programa é fundamental que as pessoas estejam motivadas para as mudanças, uma vez que elas não ocorrem de um momento para outro e, para isso, a empresa tem que realmente deixar claro a todos quais são os objetivos com relação ao programa.

É fundamental que a comunicação entre gerentes e funcionários seja eficiente, pois é por meio das informações sobre o andamento do programa nos diversos setores, que poderá haver mudanças verdadeiras no processo produtivo. O interesse dos trabalhadores em colaborar, verbalizando de forma direta os aspectos favoráveis e desfavoráveis da sua função e do ambiente de trabalho, assim como fazendo comentários às iniciativas de melhorias introduzidas pelas empresas em que exercem suas funções é fundamental para o sucesso do programa.

A partir da implantação do programa a empresa deve incorporar seus princípios e dar total apoio para as realizações do Programa 5S. A contratação de serviços deverá ser subordinada ao cumprimento do programa deixando claro a todos os objetivos da empresa.

Ou seja, o programa 5S contribui verdadeiramente com a qualidade de vida das pessoas na empresa e é um importante instrumento no início dos processos de mudanças e na introdução de novos conceitos de gestão, pois possibilita uma ligação eficaz entre a todos os colaboradores da empresa, ajudando a transmitir de forma simples os conceitos de Qualidade, dando valorização ao aprendizado e ao desenvolvimento humano.

Ficou interessado em saber como implementar o programa 5S em todas as suas fases? Solicite um diagnóstico! http://www.totalgestao.com.br/site/diagnostico/  Teremos satisfação em atendê-lo!