Artigos
02
Outubro
Valor Presente Líquido e a Criação de Valor

Segundo FLEISCHER (1973), a característica essencial do método do Valor Presente “é o desconto para o valor presente de todos os fluxos de caixa esperados como resultado de uma decisão de investimento”. Todos os fluxos de caixa futuros são descontados, usando-se a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

Quando se calcula o VPL de um projeto, busca-se saber se o projeto vale mais do que ele custa. Estima-se seu valor calculando quanto seu fluxo de caixa deveria valer se uma reivindicação sobre o projeto fosse oferecida isoladamente aos investidores e negociada no mercado. É por este motivo que se calcula o VPL descontando fluxos de caixa futuros ao custo de oportunidade de capital, isto é, à taxa de retorno esperada oferecida para títulos que têm risco similar ao projeto.

Na prática trata-se em trazer para o presente, ou seja, para o tempo em que se iniciou o projeto todas as despesas e receitas de capital esperados, a uma determinada taxa de juros que reflita os juros de mercado.

“Decifrar o comportamento do fluxo de caixa de uma empresa significa conhecer o funcionamento das fontes que geram o fluxo de caixa. Mais importante que saber o comportamento do valor presente de um projeto é saber o comportamento individual dos elementos que compõe o fluxo de caixa desse projeto.” (JUNIOR e PAMPLONA 2003).

Uma empresa é avaliada por sua riqueza econômica expressa a valor presente dimensionada pelos benefícios de caixa esperados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos vários provedores de capital” (ASSAF NETO 2003, p.586).

Cálculo do Valor Presente Líquido

O valor presente líquido pode ser calculado a partir da seguinte equação:

 

 

Onde:

VPL = Valor Presente Líquido

FC = Fluxo de Caixa do período

r = Taxa de desconto a ser utilizada

n = Tempo

 

Interpretação do Valor Presente Líquido

O critério do valor presente líquido (VPL) fornece indicação a respeito do potencial de criação de valor de um investimento. Se o valor presente líquido for maior do que zero, significa que o investimento deve fornecer um valor adicional ao investidor. Em suma, VPL maior do que zero significa valor extra pra o investidor. Nesse sentido, o projeto deve ser aceito.

Se o VPL for menor do que zero, significa que o investidor deverá perder valor com o investimento. Uma empresa que decide implementar um  projeto de VPL menor do que zero está reduzindo seu valor de mercado na mesma proporção.

Lapponi (1996 : 36) ressalta que VPL positivo indica que o capital investido será recuperado; remunerado na taxa de juros que mede o custo de capital do projeto k; gerará um ganho extra, na data 0, igual ao VPL.

Se VPL > 0 Aceita Projeto.

Se VPL < 0 Rejeita Projeto.

 

Vantagens e Desvantagens do Valor Presente Líquido

Vantagens: Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa; Considera o valor do dinheiro no tempo; Incluiu todos os capitais na avaliação; Considera também o risco já embutido no k.

Desvantagens: É preciso conhecer k. Resposta em valor monetário (é difícil, por exemplo, responder se é melhor investir $100 para um VPL de $5 ou investir $10 para um VPL de $3).

Exemplo de Cálculo do Valor Presente Líquido